NOTÍCIAS

Compartilhar Compartilhar ImprimirVoltar
18.12.2013

Nota Técnica MCTI ST - RENALI

Nota Técnica MCTI ST - RENALI

Caso queira fazer o download da Nota Técnica, clique aqui:  

 Destaques da Nota Técnica:

"Situação das Redes

 15 A Rede SIBRATEC-ST de Análises Físico-Químicas e Microbiológicas para Alimentação, a maior Rede do SIBRATEC-ST na quantidade de laboratórios, é a que possui melhor plano de marketing, incentiva a participação de laboratórios fora da Rede, inclusive privados com fins lucrativos, e além dos treinamentos técnicos, realiza capacitações para incentivar competências de trabalho em Rede. A Rede adota o “nome fantasia” Rede Nacional de Análise de Alimentos – RENALI, sendo o perfil do secretário executivo da Rede técnico, de forma que ele mantem boa comunicação com os demais laboratórios e também com o núcleo de coordenação da Rede, conseguindo solucionar dificuldades administrativas ou financeiras do projeto. Periodicamente, a coordenação faz reuniões com as partes interessadas nas atividades da Rede (Anvisa, MAPA, MCTI e Finep) e realiza rodadas de visitas em todos os laboratórios da Rede para reforçar o comprometimento e identificar demandas e oportunidades de melhorias. " 


"32 Ressalta-se ainda que um dos critérios da Chamada Pública que selecionou os laboratórios das Redes SIBRATEC-ST era possuir um sistema de gestão da qualidade implantado, com objetivo de posteriormente ter este sistema acreditado pelo Inmetro. Entretanto, até o momento, nem todos os laboratórios pertencentes ao SIBRATEC-ST estão acreditados. Neste sentido, os laboratórios pertencentes a Redes que não acreditem seus sistemas de gestão da qualidade até o final do projeto atual, não devem ser habilitados a receber novos recursos até sua acreditação.” 


Atividades Externas

 19 As informações prestadas indicam que todas as Redes que responderam já realizaram divulgação externa da Rede em algum evento, com exceção de duas Redes (Instalações Prediais e Iluminação Pública e Produtos de Manufatura Mecânica), justificada por sua criação recente (Anexo VII). Todas as divulgações foram em eventos nacionais, com exceção da Rede de Alimentação e da de TIC Aplicável a Novas Mídias, que também tiveram sua divulgação em eventos internacionais.


 Gestão das Redes  

24 As respostas à pesquisa indicaram que a significativa maioria das Redes utiliza meios de comunicação convencionais para interação entre seus laboratórios, tais como telefone, internet, reuniões presenciais e skipe, entre outros. Apenas 4 Redes (31%) informaram iniciativa em implementar ações ou mecanismos que fortaleçam esta interação, como portais com informações dos laboratórios integrantes da Rede. Por outro lado, várias Redes comunicaram dispor de Regimento Interno para seu funcionamento, com a ressalva da necessidade de revisão de vários deles.


 29 Os principais comentários sobre o SIBRATEC e suas Redes indicam que:

A contratação de um secretário executivo especialista para a Rede é positiva;

30 Várias críticas e sugestões da pesquisa transcrevem ou traduzem os resultados do Seminário do SIBRATEC-ST. São destaques destas críticas e sugestões que compõem o cenário de desafios para o SIBRATEC e suas Redes, as seguintes:

A inexistência de um modelo de sustentabilidade financeira das Redes em longo prazo favorece sua dissolução após o término do projeto. 


 Serviços Tecnológicos Prestados

28 Nas ações de destaque das Redes foram citadas:

Parcerias de instituições de Redes com autoridades regulamentadoras;

Divulgação e parcerias de Redes com instituições científicas e tecnológicas e empresariais;

Capacitações e assessorias realizadas para laboratórios das Redes, principalmente em sistemas de gestão da qualidade, ensaios de proficiência e interlaboratoriais;

Viabilidade de internacionalização de algumas Redes;

Intensificação da acreditação de ensaios pelo INMETRO;

Participação ativa em fóruns nacionais e internacionais de normalização;

Fortalecimento de programas e projetos que necessitam do apoio de ensaios e calibrações.”


 

 

SIBRATEC FINEP BRASIL
RENALI Gestão da Rede
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre – RS
CEP 90010 460
Tel: 55 (51) 3287 2090
Fax: 55 (51) 3287 2080

Coordenação:
Eliane Rossoni
coordenacao@rederenali.com.br

Secretário Executivo:
Irineu Scartezini Jr
secretariaexecutiva@rederenali.com.br
scartezinijr@gmail.com
55 (49) 8438 1272