NOTÍCIAS

Compartilhar Compartilhar ImprimirVoltar
05.07.2013

Pesquisador das forças armadas dos EUA participará de congresso em Florianópolis

Pesquisador das forças armadas dos EUA participará de congresso em Florianópolis

 Florianópolis, 04.07.2013 - Assim como os centros militares de pesquisa buscam desenvolver tecnologias para fabricar produtos alimentares que durem por mais tempo no campo de batalha, os fabricantes têm interesse em formas de tornar os alimentos mais seguros. Por isso, o pesquisador sênior das Forças Armadas dos Estados Unidos Christopher Doona será um dos palestrantes do Workshop Internacional de Processamento Não-Térmico de Alimentos, evento que reunirá profissionais, pesquisadores e estudantes de todo o mundo em Florianópolis (SC). O Workshop será realizado pela primeira vez na América Latina, entre 30 de setembro e 2 de outubro, e é organizado pelo SENAI/SC (entidade do Sistema FIESC) e pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Christopher Donna vai falar sobre os efeitos dos processamentos não térmicos de alimentos no combate à microorganismos. O PhD em química atua no Natick Soldier Systems Center, unidade das forças armadas americanas responsável por pesquisar, desenvolver, armazenar e gerenciar os alimentos destinados aos militares, além de vestimentas, abrigos e outros itens de suporte aos soldados. Nele são criados os suprimentos de ponta utilizados pelos militares do país.
As tecnologias não térmicas surgiram como uma alternativa aos tratamentos térmicos convencionais (como, a pasteurização) para melhorar a qualidade microbiológica dos produtos, preservando as características sensoriais, além de promover o aumento da vida útil. A utilização desse tipo de processo minimiza as alterações indesejáveis no alimento por utilizar temperaturas menores que as usadas nos tratamentos térmicos.

Cerca de 250 participantes são esperados na edição 2013 do Workshop Internacional de Processamento Não Térmico de Alimentos. O evento já teve edições nos Estados Unidos, Alemanha, China e Austrália e este ano terá como tema "Pesquisa e inovação para a competitividade". No dia 30 será realizado um minicurso. Nos demais dias haverá palestras, mesas redondas e sessão de pôsteres. A programação terá foco em legislação e segurança de alimentos; marketing, competitividade e inovação; qualidade focada em assuntos nutricionais e sensoriais; e sustentabilidade (energia, água, resíduos e co-produtos). A lista preliminar dos palestrantes pode ser visualizada no link www3.fiescnet.com.br/the-workshop/speakers.

Também haverá a apresentação de 154 trabalhos de pesquisa, que abordam temas como embalagens ativas e inteligentes, utilização de antimicrobianos, plasma frio, emulsificação, extração e texturização, alta pressão, irradiação e membrana, entre outros. Os interessados ainda podem se inscrever com preços especiais até o dia 18 de agosto. Mais informações no site www.nonthermalfood2013.com.

 

Fonte: 

Diogo Honorato
Assessoria de Imprensa do Sistema FIESC
48 3231-4674
48 9981-4642
diogo.honorato@fiescnet.com.br

SIBRATEC FINEP BRASIL
RENALI Gestão da Rede
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre – RS
CEP 90010 460
Tel: 55 (51) 3287 2090
Fax: 55 (51) 3287 2080

Coordenação:
Eliane Rossoni
coordenacao@rederenali.com.br

Secretário Executivo:
Irineu Scartezini Jr
secretariaexecutiva@rederenali.com.br
scartezinijr@gmail.com
55 (49) 8438 1272