NOTÍCIAS

Compartilhar Compartilhar ImprimirVoltar
28.05.2013

Aconteceu: 3ª Reunião Geral (23/05/2013)

Aconteceu: 3ª Reunião Geral (23/05/2013)

A RENALI como geradora de conhecimento aplicado, estimuladora do comportamento cooperativo e grande divulgadora dos trabalhos realizados pelos seus membros foram ícones da 6ª Reunião do Núcleo da Coordenação (22/05/13) e 3ª Reunião Geral (23/05/2013).

 

Mostrando um saldo totalmente positivo, o auditório da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC em Florianópolis, foi o local escolhido pela maior rede de laboratórios de análise de alimentos do país para definição das linhas de atuação da RENALI até o final de 2013.

 

Análises do planejamento e das diversas ações desenvolvidas pela Renali foram alguns dos temas abordados. Marcaram presença membros já filiados e interessados em ingressar ao grupo, como é o caso do Laboratório Central da ANVISA de Santa Catarina-LACEN/SC (representante Dra. Eliane Bressa Dalcin). A retomada da execução das rodadas de Ensaios de Proficiência da RENALI também merece destaque. Após replanejamento, baseado em análise das informações elencadas no Workshop realizado em Caxias do Sul/RS, a forma de realização das rodadas foi modificada. Aos que se inscreverem com subsídios da Rede, é obrigatória a continuidade de participação nas próximas rodadas e nos mesmos parâmetros para que possamos monitorar o desempenho dos laboratórios membros, uma exigência do mercado, questionada exaustivamente nos diferentes eventos de divulgação em que participamos. Evidenciando que os objetivos centrais do Sistema Brasileiro de Tecnologia-SIBRATEC realmente refletem as necessidades do mercado, ou seja, oferecer serviço metrológicos na quantidade necessária e com a qualidade desejada.

 

A filiação da RENALI a Rede Interamericana de Análise de Alimentos-RILAA também foi recebida com grande entusiasmo pelos membros da rede, pois trata-se de um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido.

 

A 3ª Reunião Geral contou com a abordagem do Dr. Sérgio R. Knorr Velho (Tecnologista em Ciência e Tecnologia/CGST/MCTI) representando o Secretário Dr. Álvaro Toubes Prata e o Coordenador Geral, Dr. Jorge Mário Campagnolo, dos representantes da FINEP Dr. Edgard Rocca (Departamento de Difusão Tecnológica – DTF /MCTI) e Dra. Vânia Damiani Sobral de Figueiredo (Analista Operacional da AITP-DFIP/AITP/FINEP).

 

Marcelo Nome Silva e Patrícia Burger, representantes do Instituto  Euvaldo  Lodi  de  Santa  Catarina-IEL/SC,  gestor financeiro da Renali, contribuíram apresentando o panorama financeiro e orientações complementares ao bom andamento das atividades do projeto.

 

A Dra. Gisele Olivo/UFSC também apresentou os resultados obtidos pelo projeto realizado com recursos da Renali, intitulado “Validação e Estimativa da Incerteza de Medição de um Método para determinação de aminas biogênicas por Cromatografia líquida de alta eficiência em matriz de atum (Thunnus spp.)”, lançando um segundo marco da Renali como geradora de conhecimento aplicado ao mercado e focado nas demandas apontadas pelos seus membros. O primeiro marco trata-se de projeto financiado pela RENALI e executado com o Laboratório Nacional Agropecuário LANAGRO/RS (Dr. Rodrigo Hoff), sobre fraude em leite, do qual estaremos publicando novas informações na sequencia.

 

Com 60% de execução do cronograma e 69% de execução financeira, os esforços do Núcleo da Coordenação em fazer emergir o comportamento adequado para fortalecer os relacionamentos e a atuação em rede se concretizaram novamente na Palestra “Motivação para atuar em Rede” com a coaching Vanessa Tobias.

Com a certeza de que o espirito de cooperação, proatividade e motivação continuam forte no grupo da Renali, continuamos nosso caminho na execução de algo único neste país.

Não poderíamos deixar de agradecer pelo empenho e dedicação alocado nas atividades desenvolvidas no âmbito da rede, em especial ao Dr. Ernani Sant Anna e Dra. Cleide Rosana Werneck Vieira pela acolhida na UFSC/SC.

Em nome do Núcleo da Coordenação e da Coordenadora Dra. Eliane M.M. Rossoni/CIENTEC, enviamos um grande e forte abraço a todos.

 

Irineu Scartezini Jr

Secretário Executivo/Solve Consultoria

OBS: Aos que desejarem fazer o download da lista de presença, fotos e apresentações, acessar o link:

 

http://www.rederenali.com.br/br/publicacoes_mostra.php?idpublicacao=13

 

SIBRATEC FINEP BRASIL
RENALI Gestão da Rede
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre – RS
CEP 90010 460
Tel: 55 (51) 3287 2090
Fax: 55 (51) 3287 2080

Coordenação:
Eliane Rossoni
coordenacao@rederenali.com.br

Secretário Executivo:
Irineu Scartezini Jr
secretariaexecutiva@rederenali.com.br
scartezinijr@gmail.com
55 (49) 8438 1272