NOTÍCIAS

Compartilhar Compartilhar ImprimirVoltar
03.12.2012

Renali completa dois anos e comemora com novo site na web

Renali completa dois anos e comemora com novo site na web

 

A RENALI é uma rede” criada por iniciativa e impulso inicial de órgãos públicos de fomento, mas devido a sua atuação intensa, está abrindo um caminho próprio de atuação que tem como alvo a constante melhoria dos laboratórios que a integram e, consequentemente, dos serviços por eles prestados.

“O principal impacto, acredito, é a visibilidade da instituição no país e até fora dele, uma vez que a RENALI está filiada à RILAA (Rede Interamericana de Laboratórios de Análise de Alimentos). Não podemos esquecer, também, que a participação no projeto possibilitou a modernização dos laboratórios e a melhoria da qualidade através da disponibilização de ensaios de proficiência e materiais de referência, indispensáveis à qualificação dos serviços prestados.”  Coordenadora da Renali e também gestora do Laboratório de Análises Microbiológicas do CIENTEC/RS Dra. Eliane Rossoni.

 

 

  Iniciando suas atividades oficialmente em dezembro de 2010, a Rede Nacional de Análise de Alimentos-RENALI as vésperas de comemorar dois anos de existência (08/12/2012) já apresenta uma série de atividades desenvolvidas em diversas instituições distribuídas por praticamente todo o país.

Capacitações com instrutores do INMETRO, aquisição de equipamentos, reagentes e padrões, bem como o desenvolvimento de novas metodologias (análise de CMP-caseínomacropeptídeo no LANAGRO do Rio Grande do Sul), a estruturação do Instituto Adolfo Lutz/SP como provedor de Ensaios de Proficiência para a área de alimentos o estimulo a cooperação técnica entre os membros dos laboratórios e a gestão de competências no âmbito da rede são algumas das diferentes ações financiadas pela Renali.

A opinião de diversos gestores de laboratórios membros da rede também está representada nas palavras da Dra. Maristela da Silva Nascimento, gestora de projeto RENALI junto ao Instituto de Tecnologia de Alimentos-ITAL em Campinas ”A criação da Rede é uma iniciativa inovadora na área de analises de alimentos que propiciará a integração e fortalecimentos dos laboratórios analíticos, além da modernização do parque de equipamentos e implantação de novas metodologias” e também da Dra. Andréa Luciana Ferreira da Silva do Laboratório de Análises e Pesquisas em Alimentos– LAPA da Universidade de Caxias do Sul/UCS.

 

“Os ganhos são imensos, desde que o Projeto iniciou estamos tendo a oportunidade de fazer contatos, conhecer pessoas que atuam em áreas afins e trocar experiências. Além disso, as capacitações estão auxiliando muito no desenvolvimento das equipes, os programas Inter laboratoriais oferecidos estão proporcionando o desenvolvimento de novos ensaios e o acompanhamento da qualidade e melhoria nos processos dos ensaios atualmente no escopo. A divulgação que o Laboratório está tendo é ótima e com certeza podermos divulgar entre nossos clientes que fazemos parte da maior rede de análises de alimentos do país é um grande diferencial.

Vejo a Rede atualmente como um modelo de organização para as demais Redes do Sistema SIBRATEC. Apesar das dificuldades iniciais devido à dimensão deste trabalho a comunicação por parte da Gestão com os demais membros, sempre foi um diferencial que facilitou muito o trabalho por parte de seus integrantes.  No inicio do trabalho não tínhamos noção das proporções que este projeto poderia tomar e posso dizer hoje em nome da nossa Instituição que superou as nossas expectativas.

 

Com a filiação na Rede, a Instituição pôde adequar a sua capacidade tecnológica as exigências da acreditação junto ao INMETRO, pode aumentar sua capacidade de oferta de serviços e já obteve um aumento de 20 % na realização de serviços neste último ano.”.

 

 O Gestor de Projetos Renali junto ao LABCAL/UFSC Dr. Ernani S. Sant Anna destaca: “De imediato, está sendo impactante a política de treinamento implantada pela Renali. Com os recursos disponibilizados o LABCAL está revendo e atualizando metodologias de análise e solidificando seu sistema de gestão da qualidade. O LABCAL/UFSC sente-se honrado em participar da rede.”.

   Dr. Renato Zanella Coordenador do laboratório LARP-UFSM ressaltou a deficiência que existia no país de uma ação organizada para a área de alimentos: A rede tem uma atuação que é estabelecida a partir das demandas da área e visa suprir deficiências comuns. O foco nas necessidades das empresas e órgãos de controle é um diferencial da RENALI.”.

 A visibilidade proporcionada pela participação na Rede também é destaque. Com investimentos da ordem de R$ 100.000,00 em materiais e eventos de divulgação em todo o Brasil, a Renali já chegou a mais de 50 países do globo. A Fanpage da rede já possui diversos acessos e integra público específico da área de alimentos, o que será reforçado com o lançamento do site oficial da Renali: “Com as ferramentas do site, buscamos cumprir com os requisitos do Sistema Brasileiro de Tecnologia, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação via FINEP da qual a Renali faz parte. Conseguimos abrangência no meio empresarial, acadêmico e com o pessoal dos laboratórios. Com cerca de 40 laboratórios, 500 técnicos mais de 1300 ensaios a Renali apresenta soluções para a área de alimentos de forma organizada e dinâmica, integrando alternativas para uma atuação sinérgica.” destaca o Secretário Executivo da Rede Irineu Scartezini Jr, proprietário da Solve Consultoria, que também informa que a Rede já possui mais membros dos que os listados no site, e em breve esta atualização estará disponível ao público.

SIBRATEC FINEP BRASIL
RENALI Gestão da Rede
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre – RS
CEP 90010 460
Tel: 55 (51) 3287 2090
Fax: 55 (51) 3287 2080

Coordenação:
Eliane Rossoni
coordenacao@rederenali.com.br

Secretário Executivo:
Irineu Scartezini Jr
secretariaexecutiva@rederenali.com.br
scartezinijr@gmail.com
55 (49) 8438 1272